Hoje (3), resgatamos um conteúdo também inédito no qual estudantes do Ensino Médio, junto aos professores Renê e Guilherme Vasquez, participaram de um debate muito interessante sobre obras da história musical, artística e literária do Brasil. 🎼🇧🇷
A aula, que aconteceu no semestre passado, abordou as obras “Tribunal de Rua” e “Negro Drama”, de O Rappa e Racionais MC’s (com performance em vídeo independente de Vasquez, a seguir) e tratou da linguagem estética do RAP, apresentando aos estudantes o “dialeto” da periferia e a forma por meio da qual os autores o retratam em suas músicas. 🌆
Além de trazer à tona em aula a importância e a origem social do RAP e seu dialeto, a análise das canções permitiu que estudantes identificassem temáticas igualmente importantes, como a violência enfrentada em regiões periféricas. Essas obras, vale dizer, embora compostas há aproximadamente 20 anos, são atemporais, pois retratam um contexto ainda vivido na sociedade contemporânea. 🕓
Os jovens ainda puderam desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de interpretação de texto, competências exigidas por muitos vestibulares, como a Unicamp, que, inclusive, inclui o livro “Sobrevivendo no Inferno — Racionais MC’s” em sua lista de obras literárias obrigatória. 📚
Aqui, a gente te prepara para um novo mundo! 🌎 #SouCarbonell #nPossibilidades