segunda-feira, 16/09/2024.

📚 Simone Ricci escreveu sobre impacto da Orientação Educacional nos Anos Iniciais; leia

O papel da Orientação Educacional nos Anos Iniciais
texto de Simone Ricci, Orientadora Educacional do Colégio Carbonell

Em um ambiente escolar, onde crianças com diferentes personalidades convivem diariamente, o respeito, a empatia e o carinho são essenciais para manter um ambiente equilibrado e produtivo. Esses valores não apenas contribuem para um clima escolar mais saudável, mas também preparam os estudantes para serem cidadãos preocupados com o outro e consigo mesmos.

No Colégio Carbonell, a Orientação Educacional dos Anos Iniciais tem por hábito o diálogo como propósito, permitindo que os estudantes reflitam sobre suas atitudes e juntos encontrem soluções para que todos se sintam respeitados e acolhidos. Na prática de resolução de conflitos, as crianças desenvolvem o pensamento crítico, a capacidade de identificar soluções, a empatia e o senso de moral e justiça, habilidades essenciais para uma vida bem-sucedida.

Na orientação de estudos, a elaboração de planos de estudo em conjunto com o estudante é uma prática essencial para alcançar bons resultados escolares. Isso permite que eles se organizem e mantenham uma rotina mais eficaz e produtiva, resultando em melhores resultados de aprendizagem.

Assim, o orientador educacional contribui para a formação do indivíduo como um todo, não apenas orientando os comportamentos e atitudes de seus estudantes, mas também acolhendo, ouvindo e ajudando-os a entender seu espaço dentro da escola e no mundo, através de uma escuta ativa.

Vamos juntos construir uma escola onde o respeito, a empatia, o carinho, o diálogo, o acolhimento e a escuta ativa sejam a base de todas as relações!