quinta-feira, 19/09/2024.

🗣 Refletimos sobre a importância da comunicação entre as famílias e a escola; no blog

Sobre a importância da comunicação entre família e escola
texto de Willian Girarde, Gestor de Marketing do Colégio Carbonell

Ao longo da trajetória escolar, a comunicação entre família e escola é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Quando pais, responsáveis e o Time Pedagógico mantêm um diálogo aberto e constante, a comunicação supera o poder dos conteúdos nos Instagrams por aí, criando redes individualizadas de apoio para que crianças e jovens sejam acompanhados bem de pertinho, diariamente, quanto às suas necessidades acadêmicas e emocionais, em casa e no ambiente escolar.

A boa comunicação entre família e escola possibilita, inclusive, a identificação precoce de dificuldades e potencialidades. Isso porque, à medida que se comunica e conhece melhor o estudante, o Time Pedagógico pode adaptar suas estratégias ao longo da trajetória e a família, por sua vez, bem informada sobre o rumo do desenvolvimento, também colabora ao reforçar em casa determinadas habilidades, valores e rotina. Em via dupla, é dessa forma que ambas se complementam e traduzem a comunicação na área educacional à sua versão mais pura.

Importante salientar: muitas situações são resolvidas pela própria escola sem a necessidade da comunicação direta e formal, mas, quando se vê impossibilitada de agir ou mesmo em casos mais urgentes, as famílias são prontamente notificadas. Nessa relação, portanto, cabe à escola informar sobre o que acontece no dia a dia enquanto as maiores preciosidades das famílias — os filhos — estão sob sua responsabilidade. Atualizações sobre o desenvolvimento escolar, os eventos, as ocorrências emergenciais e possíveis desafios são parte fundamental desse processo. Da mesma forma, mesmo em meio à enxurrada de informações que hoje se colocam disponíveis por todos os cantos, cabe por outro lado à família se atentar aos comunicados e conteúdos disponibilizados pela escola, participando ativa e profundamente da rotina escolar dos filhos.

A propósito, diversas ferramentas digitais têm facilitado essa troca de informações. Aplicativos especializados permitem uma comunicação rápida e organizada entre pais e escola — a exemplo do Layers aqui, no Colégio Carbonell —, enquanto as redes sociais e nosso portal institucional oferecem atualizações frequentes, com fotos, vídeos e matérias. Essas plataformas agilizam o acompanhamento mais ativo da vida escolar, garantindo que todos possam estar bem informados e conectados.

Por fim, a comunicação entre família e escola deve ser baseada no respeito mútuo e na colaboração. Quando ambas as partes entendem a importância do seu papel e colocam-se dispostas a dialogar, é possível construir um ambiente de aprendizado mais saudável e estimulante. É nessa hora que a parceria se torna um verdadeiro agente transformador na educação, impactando positivamente o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.