Estudantes dos Anos Finais e Ensino MĂ©dio foram protagonistas na noite de lançamento do projeto Equipe de Ajuda no ColĂ©gio Carbonell. O evento surpreendeu ao receber mais de uma centena de convidados, entre familiares, colaboradores e amigos, que lotaram o Teatro Oswaldo Mazoni na noite de segunda-feira, dia 27 de março. ?â?
Convidada da noite, a psicĂłloga Luciene Tognetta palestrou sobre o importante tema que fundamenta as Equipes de Ajuda espalhadas por todo o Brasil: a convivĂȘncia Ă©tica no ambiente escolar. A propĂłsito, a concepção das equipes de ajuda tem como referĂȘncia justamente os estudos de Tognetta que estimulam a formação desses grupos estudantis. AlĂ©m de psicĂłloga, Tognetta tambĂ©m Ă© Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP com doutorado pela Universidade de Genebra; hoje, ela Ă© considerada uma das maiores especialistas do paĂs nĂŁo somente em Equipes de Ajuda, mas tambĂ©m quando os debates envolvem o bullying e a violĂȘncia na escola. ?
Coincidentemente, a novidade do ColĂ©gio Carbonell foi lançada ao pĂșblico em meio Ă s trĂĄgicas notĂcias que abalaram o Brasil nas Ășltimas semanas. Na pauta da palestra que levou os participantes a profundas reflexĂ”es, o papel das equipes de ajuda na escola com açÔes preventivas e coletivas, pontuais e pessoais, as dicas para uma boa convivĂȘncia nas esferas pessoal, profissional, escolar e familiar, alĂ©m de muitos dados relevantes que, baseados em estudos cientĂficos, retratam o cenĂĄrio alarmante no qual estamos inseridos, especialmente no perĂodo pĂłs-pandemia, fazendo-nos pensar sobre quais caminhos podemos percorrer para minimizar os impactos no desenvolvimento dos estudantes e tambĂ©m â por que nĂŁo? â na segurança do ambiente escolar. ?
EQUIPES DE AJUDA NO COLĂGIO CARBONELL
No Carbonell, o trabalho de formação dos membros da equipe e desenvolvimento das propostas sugeridas sĂŁo acompanhadas pela Orientação Educacional, pela Coordenação de Esportes e âprofessores tutoresâ. Na prĂĄtica, uma vez membro de uma equipe de ajuda, o estudante atua como protagonista, mas sempre com a tutoria dos educadores e, diante de situaçÔes de conflito, pensam em estratĂ©gias que favoreçam uma convivĂȘncia positiva, especialmente na resolução de problemas de colegas do ambiente escolar. ?
As fotos do evento vocĂȘ acessa, curte e compartilha com exclusividade aqui, no Novo Site do Carbonell. Aqui, a gente te prepara para um novo mundo! â #SouCarbonell #nPossibilidades