segunda-feira, 16/09/2024.

🚀 Os desafios dos pais ao educar os filhos são pautas do texto de Raquel Favatto; no blog

Os desafios dos pais ao educar os filhos nos dias atuais
texto de Raquel Favatto, Secretária Escolar do Colégio Carbonell

Educar os filhos nos dias atuais é uma questão complexa que exige uma constante adaptação dos pais às rápidas mudanças sociais, tecnológicas e culturais.

Vivemos em uma era onde a tecnologia e as redes sociais estão profundamente integradas ao cotidiano das crianças e adolescentes. Se por um lado a tecnologia oferece inúmeras ferramentas educativas e um vasto acesso à informação, por outro, apresenta riscos como distrações excessivas, vício em dispositivos e exposição a conteúdos inadequados. Além disso, as telas afastam cada vez mais o contato pessoal, a convivência. Encontrar um equilíbrio saudável entre permitir o uso benéfico dessas tecnologias e proteger as crianças de seus aspectos negativos é um dos grandes desafios enfrentados pelos pais. O Carbonell entende que é seu dever apoiar os pais nessa tarefa e prezar para que as relações humanas se desenvolvam de maneira integral, onde crianças e jovens se deparam com situações reais de convivência que muitas vezes são impedidas quando estão mergulhados em uma tela. Se no espaço escolar os estudantes perdem essa oportunidade de desenvolver essa habilidade, estamos certos de que na vida adulta enfrentarão muitas dificuldades nos mais diversos tipos de relacionamentos.

A questão do bullying também se destaca como um desafio crítico. Seja no ambiente escolar ou on-line, tem impacto profundo na saúde mental das crianças e jovens, causando problemas como depressão, ansiedade e baixa autoestima. Os pais precisam estar sempre atentos aos sinais de sofrimento e não hesitar em buscar ajuda quando necessário. Criar um ambiente de apoio e diálogo aberto dentro de casa é fundamental para combater esses problemas. O Carbonell, entendendo a importância e seriedade do tema, tem ações contundentes com estudantes e colaboradores, não só no combate dessa prática, como também atuando na conscientização e formação.

Vivemos em uma sociedade cada vez mais diversificada, onde a promoção da inclusão e do respeito às diferenças é essencial. Ensinar às crianças a valorizarem a diversidade pode ser difícil, especialmente em contextos onde o preconceito ainda persiste, no entanto, é um esforço que vale a pena pois fomenta uma sociedade mais justa e igualitária. Os pais têm a importante tarefa de ensinar esses valores desde cedo, tanto em casa quanto ao escolherem instituições educacionais que compartilhem desses mesmos valores. O Carbonell apoia essa missão ao incorporar temas sobre diversidade e inclusão em seu currículo e promover atividades que celebrem as diferenças em suas mais variadas formas.

A educação para a cidadania global é uma necessidade emergente em um mundo interconectado. Ensinar às crianças sobre questões ambientais, direitos humanos e justiça social é essencial para prepará-las para enfrentar esses desafios do futuro. Integrar esses temas na educação diária exige criatividade e dedicação de pais e educadores, mas o impacto positivo no desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis é o que de melhor podemos deixar para as futuras gerações.  Por meio de projetos e iniciativas que promovam a consciência ambiental e social, envolvendo estudantes em atividades práticas que incentivem a responsabilidade e a ação comunitária, o Carbonell faz valer na prática seus valores: ética, respeito, transparência, eficiência, responsabilidade socioambiental, inovação, aperfeiçoamento constante, organização, disciplina e comprometimento.

Outro grande dilema é o trabalho versus vida pessoal. As longas jornadas de trabalho podem dificultar que os pais passem tempo de qualidade com seus filhos e até que acompanhem seu desenvolvimento escolar. A falta desse tempo pode afetar negativamente o vínculo familiar e o desenvolvimento emocional das crianças. Tentar compensar a ausência com presentes ou com permissividade pode agravar ainda mais uma situação já delicada, impossibilitando o papel pedagógico das frustrações no fortalecimento de filhos preparados para lidarem com as dificuldades cada vez maiores que encontrarão ao longo da vida.

Finalmente — neste texto, mas longe de esgotar a lista dos desafios na educação dos filhos —, ensinar as crianças a serem independentes enquanto se garante sua segurança é um equilíbrio delicado que os pais devem perseguir. Permitir que os filhos explorem o mundo ao seu redor de maneira segura envolve diálogo constante, estabelecimento de limites claros e supervisão adequada. Deixar que resolvam sozinhos pequenos problemas, não fazer por eles aquilo que eles têm condições, ainda que com algum esforço, dar-lhes responsabilidades adequadas para a sua faixa etária, senso de comprometimento, sabendo que se algo não sair como o esperado eles têm com quem contar, é o caminho para o amadurecimento e fortalecimento interno saudável e o estabelecimento de uma relação forte, feliz e duradoura.

A educação dos filhos nos dias atuais é, sem dúvida, uma tarefa desafiadora que exige resiliência, informação e adaptabilidade. Utilizar os recursos disponíveis, buscar apoio quando necessário e criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento equilibrado das crianças são passos fundamentais para prepará-las para o futuro. Cada esforço feito nesse sentido é um investimento no bem-estar e na felicidade das próximas gerações e o Carbonell segue firme no propósito de promover a aprendizagem com excelência e inovação, formando indivíduos capazes de lidar com os desafios da vida contemporânea.

É mais leve quando se pode dividir a linda e desafiadora missão de educar. Vamos juntos?