Em mais um ato em favor da segurança pública, o Teatro Oswaldo Mazoni do Colégio Carbonell recebeu nesta quarta-feira (19) mais uma edição da Reunião do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Guarulhos — Região Sul). Estiveram presentes o Secretário Municipal de Segurança Inspetor Márcio Pontes, o Comandante da 5a. Cia do 15 BPM/M Capitão Adilson Naresi, o Delegado Titular do 5o. DP Fúlvio Mecca, o Presidente do Conseg Luis Cantagessi e sua diretoria, além de pais, alunos, comerciantes e moradores da nossa região, num vigoroso debate envolvendo, dentre outros assuntos, também a segurança escolar. ?
Com base em números oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, todos os presentes puderam entender melhor sobre o trabalho e o próprio funcionamento da polícia, desde as denúncias até a chegada das viaturas, além de refletir sobre a importância do sistema jurídico no contexto da segurança pública, sobre projetos — como a Vizinhança Solidária — que podem ser implementados pela própria população. Foi abordado também o contexto atual da segurança nas escolas. ?
Em sua fala, o Diretor do Colégio Carbonell Wilson Lourenço destacou a importância dos CONSEGs para a comunidade, tendo sido o fundador do primeiro CONSEG de Guarulhos, o da Vila Galvão há mais de 20 anos. No âmbito escolar, tendo em vista os acontecimentos recentes, falou sobre as reuniões que teve com as autoridades nos últimos dias, as ações conjuntas com a Associação das Escolas Particulares e especialistas, a integração das escolas com as polícias e as medidas internas tomadas pelo Colégio Carbonell, ficando claro que as autoridades intensificaram a rotina de policiamento e monitoramento nas escolas. ?️
Luis Carlos Cantagessi de Souza, atual presidente do CONSEG Guarulhos Sul, agradeceu o convite e reiterou seu objetivo de trazer informações e ações das forças de segurança. “A diretoria do CONSEG Guarulhos Sul agradece ao Colégio Carbonell, na pessoa de Wilson Lourenço, por nos receber de portas abertas para um tema tão importante — a segurança nas escolas, sejam elas públicas ou particulares. Mais uma vez, o Colégio Carbonell se mostrou solícito aos acontecimentos e, numa forma direta e objetiva, acolheu pais e alunos para que, juntos, possamos levar palavras de ordem e conforto às famílias que lá estiveram, imbuídos em um só objetivo”. ?
Ao fim, os participantes esclareceram suas dúvidas com perguntas ao microfone e foram orientados pelas autoridades quanto ao uso correto da central 190 — número de emergência policial — que ainda sofre com trotes e falsas denúncias. O evento, que por tradição visa aproximar a polícia da população, novamente cumpriu sua missão. ?
✍️ POSICIONAMENTO DO CARBONELL
Diante dos últimos acontecimentos noticiados pela mídia envolvendo invasões em escolas por todo o país, o Carbonell segue comprometido em tomar as medidas necessárias para garantir que seus estudantes e colaboradores se sintam protegidos.
Vale lembrar as várias medidas de segurança que já compõem a rotina do colégio:
? Monitoramento por câmeras de segurança;
? Simulações de emergência e evacuação;
? Treinamentos periódicos com toda a equipe de colaboradores;
? Controle de acesso em todos os portões;
? Identificação de fornecedores e prestadores de serviços;
? Horários determinados para entregas e manutenção;
? Uso de uniforme.
Recentemente, a Direção redefiniu os períodos em que o drive-thru fica aberto, não sendo permitida sob nenhuma hipótese, a abertura dos portões fora dos horários estabelecidos. ?
No Carbonell, a gente te prepara para um novo mundo! ? #SouCarbonell #nPossibilidades